As novas descobertas das Minas de Santa Marta colocam este enclave como um dos conjuntos de arqueologia industrial mais destacados da Extremadura
Membro da Rota do Vinho e Cava Ribera del Guadiana, as Minas de Santa Marta tornaram-se uma referência do geoturismo e do património da região
As novas descobertas das Minas de Santa Marta colocaram este enclave como um dos conjuntos de arqueologia industrial mais destacados da região, um espaço, membro da Rota do Vinho e Cava Ribera del Guadiana, que é uma referência do geoturismo e do património da Extremadura.
Desde o passado domingo, 20 de junho, a população pode visitar uma nova descoberta. Trata-se de cinco estruturas de tratamento mineral conhecidas como “round buddles” ou “rumbos”, infraestruturas que foram utilizadas para concentrar minerais de chumbo e zinco através de processos hidráulicos e gravimétricos entre meados e finais do século XIX.
Trata-se de uma das descobertas mais importantes do património mineiro da Extremadura das últimas décadas, dado que, sob toneladas de terra e entulho, emergiu uma tecnologia pioneira da Revolução Industrial mineira que mal se conserva em Espanha.
INFRAESTRUTURAS HISTÓRICAS
Juntamente com estes cinco rumbos, em notável estado de conservação, surgiram outras infraestruturas históricas de interesse, como as bases dos antigos moinhos de bolas, canais de drenagem, piscinas de flutuação, instalações de tratamento mineral e elementos ligados ao forno de ustulação de chumbo-prata.
Estas novas descobertas permitem reconstruir com maior precisão o funcionamento do complexo industrial mineiro de Santa Marta e, além disso, fornecem valiosa informação nova sobre a evolução tecnológica da mineração espanhola durante o século XIX.
LUGAR DE INTERESSE CIENTÍFICO
As Minas de Santa Marta, localizadas entre os municípios de Santa Marta e Villalba de los Barros, foram declaradas pela Junta da Extremadura como Lugar de Interesse Científico. As minas foram exploradas para a extração de chumbo, zinco, prata e vanádio. Não é por acaso que, durante os séculos XIX e XX, este enclave foi um dos distritos mineiros mais importantes do sudoeste peninsular.
A partir da década de setenta do século passado, o espaço transformou-se num aterro. Graças ao trabalho de recuperação realizado durante mais de vinte anos pelo geólogo Francisco Javier Fernández Amo, pela Câmara Municipal de Santa Marta e pela empresa gestora TUGEOMINEX, atualmente as antigas explorações mineiras transformaram-se num recurso turístico de primeiro nível que atrai todos os anos centenas de visitantes, centros educativos, associações e amantes da geologia de todo o país.
Atualmente, conserva-se um extraordinário conjunto de galerias, bem como edifícios industriais e instalações de tratamento mineral. A população pode percorrer as salas do Museu Geológico José María Fernández Amo, espaço que alberga uma das mais importantes coleções de minerais fósseis do sudoeste ibérico e uma Sala Negra de minerais fluorescentes, pioneira em Espanha e referência nacional na divulgação da luminescência mineral.
Além disso, pode mergulhar na história para compreender como era a vida e o trabalho dos mineiros há mais de um século, percorrendo o antigo Povoado Mineiro Los Llanos, onde os minerais fluorescentes aparecem integrados nas próprias edificações, e as instalações da Mina Constante, bem como entrar no coração da terra na Mina Garandina, a primeira mina de vanádio musealizada do mundo.
As Minas de Santa Marta são membros da Associação Espanhola de Grutas e Minas Turísticas, da Sociedade Espanhola para a Defesa do Património Geológico e Mineiro, do Clube de Turismo Extremadura Online, Miradouro da Rota do Vinho e Cava Ribera del Guadiana, Oleoturismo Extremadura e da Associação Universo Extremadura. Boas noites. Filiações que lhe proporcionam a oportunidade de organizar todo o tipo de atividades e oficinas ao longo do ano, como provas de vinho, pintura fluorescente ou bateamento de pedras preciosas.




